Instabilidade
O que é Instabilidade no Cotovelo?
A instabilidade no cotovelo é uma condição rara em que a articulação do cotovelo apresenta um aumento excessivo de movimento ou deslocamento anormal dos ossos que a compõem, o que significa que ele quase sai (subluxação) ou realmente sai (luxação) do lugar.⠀
Causas de Instabilidade no Cotovelo
Pode ocorrer devido a lesões nos ligamentos, fraturas mal consolidadas ou outras condições que afetam a estabilidade da articulação.
O nosso cotovelo funciona como uma dobradiça, então é uma articulação que deve ter firmeza e estabilidade para realizar os movimentos. Normalmente, a principal causa de instabilidade do cotovelo é um trauma (uma queda por exemplo) em que os ligamentos foram rompidos.
Essa instabilidade pode ocorrer por diversos fatores e de uma sequência de acontecimentos, podendo envolver mais de uma estrutura óssea ou ligamentar.
Sintomas de Fratura do Cotovelo
- Sensação de que o cotovelo está "soltando" ou "saindo do lugar";
- Dor persistente no cotovelo;
- Dificuldade em realizar movimentos específicos com o cotovelo;
- Estalos ou ruídos durante o movimento;
- Inchaço e sensibilidade ao redor do cotovelo.
Tratamentos de Fratura do Cotovelo
O tratamento varia de acordo com a idade do paciente, a forma e quantas vezes ocorreram, se já possui deficiência óssea ou deficiência de partes moles.
E o tratamento cirúrgico, varia também do grau de instabilidade que o paciente possui, desde uma cirurgia de retencionamento de partes moles ou cirurgia de bloqueio ósseo.
Ambas as cirurgias podem ser feitas por vias artroscópicas, quanto por via aberta. Porém, o mais comum é por vias artroscópicas.