O manguito rotador é um conjunto de tendões e músculos que tem a função de estabilizar e proteger a articulação do ombro.
Anatomia
Ele é formado por quatro músculos e seus tendões. Os músculos do manguito rotador são menores porém desenvolvem importante função na estabilização articular e atuam em todos os movimentos do ombro.
Os tendões, o supra-espinhal e infra-espinhal o redondo menor e subescapular, cada um com uma função diferente e específica mas o conjunto final serve para estabilizar e movimentar articulação do ombro.
Lesões
Por ser uma articulação amplamente utilizada no dia a dia, ela sofre com muitas lesões. O tendão mais comumente atingido é o tendão do supra-espinhal, a causa principal das lesões podem ocorrer por exercícios repetitivos e também ter correlação com a idade do paciente ou algum trauma. Essas lesões são responsáveis por perda de força na movimentação do braço, dores, principalmente à noite, na hora que o paciente dorme, atrapalhando a qualidade de vida do paciente, também a limitação de movimentos simples como pentear os cabelos ou pegar coisas acima da cabeça.
Tratamento
O tratamento das lesões do manguito rotador dependem da fase que encontra o paciente, pode ser desde um tratamento fisioterápico, com exercícios, gelo, calor local, terapia de ondas de choque ou eventualmente uma cirurgia. A cirurgia mais comum é a artroscopia, feita com com o auxílio de vídeo, o médico introduz os instrumentos por um portal aberto na articulação e a camera por outro, desta forma ele realiza com mais precisão o procedimento necessário. Porém, lesões envelhecidas ou sejam pacientes que já tem uma lesão do manguito rotador há mais de 10 anos e nunca foi tratada, pode até ser indicado uma artroplastia, substituição da articulação lesionada por uma articulação artificial, claro que dependendo da idade do paciente e do tamanho da lesão.
Sente alguma dor no ombro? Conhece alguém que reclama? Mande o lik deste artigo ou marque sua consulta.